segunda-feira, 7 de abril de 2014

Meio Urbano: Sustentabilidade Urbana e Arquitetônica

Sustentabilidade aplicada nas construções
Com o grande crescimento arquitetônico das cidades, a grande discussão da atualidade é: como crescer e modernizar sem danificar o meio ambiente. Esta questão gira em torno de sua suposta “resposta” aSustentabilidade Urbana.
A sustentabilidade urbana encarrega-se de proporcionar um crescimento urbano sustentável no presente e no futuro. Uma maneira socioeducativa e ambiental de se conservar o planeta. Isso em um sistema que tende a modificá-lo, como no caso das construções civis e do crescimento urbano.
Através da sustentabilidade urbana o termo desenvolvimento pode ser visto com mais alívio. E a sua prática resulta em uma população urbana mais sadia e certa de um futuro próspero. A sustentabilidade não depende só da ciência ou de pesquisas, há também a necessidade de uma educação social. É precisão trabalhar a população para se adequar a este conceito de sustentabilidade.
As Ecovilas são um bom exemplo, elas através de uma política de conservação e cuidado com o meio em quem vivem; se submetem a técnicas de aproveitamento de espaço sem danificar o meio ambiente. As casas ecológicas também são de grande benefício à questão da sustentabilidade urbana. Elas conceituam uma nova forma de se construir através do uso de materiais ecológicos e biodegradáveis.
Em meio a esse processo de conservação e recuperação do meio ambiente é de extrema importância o uso daArquitetura sustentável. Surgida pelos anos de 1970, a arquitetura sustentável baseia-se no desenvolvimento de modelos que permitam à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais da atualidade, sem renunciar à moderna tecnologia e atendendo as necessidades de seus usuários.
Fazendo uso de elementos de origem natural e garantindo um aproveitamento racional dos recursos necessários, a arquitetura sustentável junto à sustentabilidade urbana dão garantia de um planeta sadio a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário