quarta-feira, 19 de março de 2014

Projetos de eficiência energética impactam em redução do custo operacional na indústria

 Por definição, eficiência energética é a relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. Mas o que isso representa na prática? Uma alternativa real de preservação de investimentos e ganhos em curto prazo. Na Indústria de Móveis Henn, a aplicação de uma solução para Filtro de Mangas, fornecida pela WEG, resultou em redução de 194.922 kWh/ano, permitindo um payback de seis meses. Para a WEG, “eficiência energética” é sinônimo de “Redução do Custo Operacional”, já que as despesas com energia elétrica representem cerca de 4% do custo direto de produção, sendo a força motriz responsável por 70% de todo o consumo dessa energia na indústria.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima um potencial de economia de energia, só em força motriz, de 12%. “As oportunidades estão ligadas à substituição de motores, automatização de sistemas, adequação da potência e à definição de critérios para recuperação ou substituição de motores”, afirma Leandro Ávila, coordenador do CNEE. Com o CNEE, a companhia passa a entregar a solução completa para o cliente, em formato turnkey, com instalação e avaliação dos resultados segundo Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP). A medição do consumo é realizada antes e depois da aplicação para assegurar os resultados mensurados.


Informe-se mais...  http://www.weg.net/br/Media-Center/Noticias/Produtos-e-Solucoes/Projetos-de-eficiencia-energetica-impactam-em-reducao-do-custo-operacional-na-industria