Sustentabilidade empresarial é definida como uma forma de
agir de modo a respeitar o meio ambiente e a sociedade. Para uma empresa
considerar-se sustentável, precisa adotar práticas que garantam seu
desenvolvimento econômico, mas não agrida o planeta.
A fim de enaltecer as atitudes comprovadamente sustentáveis a
BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) criou o ISE (Índice de Desenvolvimento Sustentável).
Funciona como uma ferramenta comparativa das empresas que tem ações na bolsa de
valores, assim os investidores podem optar por aplicar seus recursos em
empresas que tenham comprometimento social e ambiental, transformado
sustentabilidade em marketing e agindo na capacidade da empresa de atrair
capital para sua base de investimentos.
Não são todas as empresas que comprometem-se satisfatoriamente
com a sustentabilidade. Esta prática costuma ser vista como um ampliador de
custos nos processos industriais e nos preços de revenda. Felizmente, esta
resistência empresarial está diminuindo, mas para que as empresas adotem de vez
os conceitos de sustentabilidade o consumidor pode ter uma importante função,
tem o poder de escolher de quem comprar, e fazer as empresas entenderem que já
não há mais espaço para a metodologia do “lucro pelo lucro”.
Referências
http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilhas/Tend%C3%AAncias-de-sustentabilidade-para-os-pequenos-neg%C3%B3cios
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/voce-sabe-sustentabilidade-empresarial/
http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=ISE&idioma=pt-br
Links Interesantes http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-10-praticas-de-rse-que-os-consumidores-mais-valorizam#3
http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilhas/Como-ganhar-mais-adotando-pr%C3%A1ticas-sustent%C3%A1veis%3F#