O voo inaugural do monomotor Elektra One, em 19 de março, foi um momento importante na história recente da aviação. Isso porque, no lugar de utilizar combustível fóssil para mover seu motor, como fazem os milhares de aviões comerciais que cruzam os céus do planeta, a aeronave usa eletricidade. Em seu voo inaugural, o Elektra One decolou do pequeno aeroporto de Augsburgo, na Alemanha, subiu a mais de 500 metros e sobrevoou a região por 30 minutos. Nesse período gastou cerca de 3 kWh de energia, o que representou a metade da carga estocada em suas baterias. A aeronave, desenvolvida por Calin Gologan, dono da empresa PC-Aero, pesa apenas 100 quilos (kg) e tem capacidade para levar outros 200 kg, sendo 100 kg de baterias. A autonomia prevista é de 400 quilômetros. O empresário, que também planeja a construção de hangares dotados de painéis solares para recarregar as baterias, pretende vender o “pacote” formado pelo avião, hangar e fonte de energia por menos de € 100 mil (cerca de R$ 235 mil).
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