segunda-feira, 9 de junho de 2014

Em busca de um mundo sustentável

O maior desafio deste século é construir um modelo de sociedade sustentável
O aquecimento global, as mudanças climáticas, a escassez da água e a poluição dos recursos naturais são assuntos constantes nos noticiários e no nosso dia-a-dia, um problema ambiental no planeta e  a sociedade a lutar contra esse cenário que vivemos.

O que podemos fazer ? 

Mudar  pequenos hábitos individuais, como a economia de energia elétrica e a reciclagem do lixo, podem amenizar. Normalmente, não conseguimos enxergar saídas, mesmo elas estando na nossa frente. Para a maioria das pessoas desenvolvimento significa crescimento.
Nos temos  nas mãos uma oportunidade única de fazer a mudança, de buscar uma sociedade global, vendo nossos erros , e querendo mudança...




Em outras palavras, sustentabilidade representa o equilíbrio na relação sociedade- natureza, levando em conta os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos dessa sociedade, sem prejudicar a qualidade de vida no futuro.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Decoração Sustentável e Inteligente Já é Tendência no Brasil

Decoração Sustentável


sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Questões como a reciclagem e o consumo de energia são assuntos que geram preocupação, e a cada dia novas ideias surgem para ajudar o planeta. A decoração sustentável e inteligente é uma dessas ideias que já viraram tendência no Brasil. Além de barato, esse tipo de decoração não agride o meio ambiente, indo ao encontro das regras básicas de sustentabilidade.

Saiba o Que é a Decoração Sustentável

decoração sustentável e inteligente é aquela que, na maioria das vezes, utiliza objetos que seriam jogados fora, que gerariam lixo, um dos principais vilões da sustentabilidade. Como a reciclagem é um lema para combater esse problema, garrafas pet, jornais e até canos de PVC são utilizados como matéria-prima na decoração, sem deixar que o bom gosto fique de lado.

Gaste Pouco Com a Decoração

Além de ajudar o planeta, a decoração sustentável também ajuda o bolso. Com muito pouco dinheiro e boa imaginação, é possível fazer objetos que deixem o ambiente realmente bonito. Isso porque os materiais utilizados são fruto do lixo que produzimos diariamente, como a garrafa pet e o jornal. Então, reaproveitando esses materiais, os custos são bastante baixos.
A reciclagem e o reaproveitamento são preceitos básicos da sustentabilidade. Utilizando materiais de descarte para a decoração, você estará ajudando o meio ambiente e promovendo um futuro mais promissor para as novas gerações.
Gaste Pouco Com a Decoração

Fonte: http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/decoracao-sustentavel-inteligente-tendencia-brasil/

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Iluminação Inteligente

iluminação inteligente é aquela que ultrapassa o tradicional conceito de iluminação, onde as luzes ou o funcionamento de aparelhos dependem da ativação por um interruptor. Nesse novo tipo de iluminação, tanto a ativação quando a regulagem são feitas deforma automática, geralmente por sensores de presença.
O primeiro modelo de interruptor inteligente foi lançado no Brasil em 2010. Batizado de Nereya pela fabricante Pial Legrand, o dispositivo executa por controle remoto operações de acendimento, apagamento e variação de intensidade, tanto em lâmpadas comuns quanto em persianas.

Conheça os Principais Tipos de Funcionamento da Iluminação Inteligente

Nesse tipo de iluminação, o funcionamento pode variar de acordo com o propósito de cada aparelho. De maneira geral, os sensores de movimento ou presença acionam as lâmpadas ou aparelhos como luminárias, por exemplo. A intensidade da iluminação também é avaliada por esses sensores, de acordo com a necessidade de cada ambiente.
Iluminação

Iluminação Inteligente Também Gera Economia

Um dos diferenciais da iluminação inteligente é a economia de energia que ela proporciona. Como o acendimento ou a intensidade são reguladas para atender à necessidade do ambiente, o desperdício é reduzido a quase zero. Estudos do Grupo Legrand e de outras empresas indicam uma economia de 35% no consumo de energia em uma residência através do uso automatizado da iluminação e do ar-condicionado, por exemplo.
Iluminação

Velas LED são Tendência para Iluminação Inteligente de Ambientes

As velas de LED não possuem chama. Em seu lugar, um dispositivo de iluminação em LED alimentado por uma bateria é utilizado para propiciar a luminosidade certa para o ambiente, bastante parecida com as chamas normais. Além de evitar acidentes, essas velas possuem diversos benefícios, como o longo tempo de duração, regulagem de intensidade de acordo com o ambiente e baterias recarregáveis que podem durar até 14.000 horas. Ainda, a lâmpada LED tem uma economia de até 95% em comparação às incandescentes.
Velas LED

A Sustentabilidade Pode Ajudar o Planeta

Como a questão energética é um dos temas mais importantes quando se fala em sustentabilidade, dispositivos como os sensores de presença para acionamento e regulagem da iluminação do ambiente, assim como o LED, são vitais para haver conscientização nos hábitos da população a fim de atingirmos um desenvolvimento sustentável.
Sustentabilidade

Fonte: http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/iluminacao-inteligente-saiba-como-funciona/

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Recuperação de rio é abordada na Semana do Meio Ambiente em MG

O leito do Rio das Mortes, que passa por cidades da região do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, apresenta esgoto e desmatamento das matas ciliares. Amostras da água foram coletadas e imagens produzidas para serem usadas na elaboração de projetos de recuperação e preservação das margens e do leito do rio. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente.


Rio das Mortes MG (Foto: Reprodução/TV Integração)

A ação faz parte de um conjunto de medidas pensadas para conscientizar a população durante a Semana do Meio Ambiente. Alunos da zona rural de Barbacena já participaram de uma feira ambiental no Instituto Federal (IF Sudeste) e descobriram como é feito o tratamento da água na cidade. Eles conheceram o trabalho da Polícia Ambiental e o tratamento do esgoto. A estudante Karolaine de Oliveira, de 11 anos, disse que está mais consciente. “Nós temos que jogar lixo no lixo e preservar mais o meio ambiente”, falou.
Na feira também há uma exposição de vasos sanitários. Segundo o major da Polícia Militar, Noir Armond, a ideia é causar estranheza nos visitantes e alertar sobre a falta do tratamento de esgoto que, junto ao desmatamento, está entre os problemas mais comuns na região. “Alguns stands são voltados para mostrar esse problema e tentar levar sugestões de possíveis soluções para ele”, informou.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Erupção Solar

Um novo vídeo divulgado pela Nasa mostra uma erupção solar nunca antes mostrada com tanto detalhismo. A imagem foi feita com um equipamento chamado IRIS, que possui alta sensibilidade e cobre uma pequena área do Sol por vez.
Sigla para Interface Region Imaging Spectrograph, o equipamento cobre uma área que corresponde a cinco Terras de larguga e sete Terras e meia de altura. A IRIS foi lançada em junho de 2013.
A gigantesca erupção solar aconteceu no último dia 9 de maio de 2014.
- See more at: http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2014/06/02/nasa-divulga-imagens-de-gigantesca-erupcao-solar/#sthash.fjKV9foC.dpuf

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Termocélula transforma calor de chaminés em eletricidade

Termocélula transforma calor de chaminés em eletricidade


O conceito é antigo e já usado comercialmente, mas nunca atingiu o rendimento e a flexibilidade que poderiam viabilizar sua adoção em escala global.

Agora, Theodore Abraham e seus colegas da Universidade Monash, na Austrália, apresentaram uma nova termocélula com praticamente todos os requisitos para operar em escala industrial - recolhendo o calor das chaminés, por exemplo.

A nova termocélula, feita com líquidos iônicos, pode ser usada para gerar eletricidade a partir do "vapor sujo" que sai das usinas termoelétricas a carvão, em temperaturasem torno de 130° C.

Para isso, o vapor deve passar através da superfície externa de um dos eletrodos da célula, para mantê-lo quente, enquanto o outro eletrodo permanece em contato com o ar ambiente ou com água de refrigeração.

"Verificamos que ela funciona em temperaturas elevadas típicas de importantes fontes de calor, em oposição aos sistemas à base de água, que não operam a temperaturas acima dos 100 graus Celsius," disse o professor Douglas MacFarlane.

"A termocélula é uma alternativa de uma concepção flexível, barata e adequada para aproveitar o calor excedente na faixa dos 100 a 200 graus Celsius," completou.
Tão importante quanto a flexibilidade, a nova célula termoelétrica apresentou o rendimento mais elevado já registrado até hoje para o aproveitamento dessa faixa de temperatura.


Leia mais em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=termocelula-transforma-calor-chamines-eletricidade&id=010115131028#.U4yIkXJdWxU